Novidade
Retrato do psicanalista, médico e tradutor Paulo Schiller (@pauloschiller) para seu novo livro “A paixão pela mentira: a família e as tiranias” pela @todavialivros.
Retrato da psicanalista Vera Iaconelli (@vera.iaconelli) para seu novo livro "Análise" pela @editorazahar.
Retrato do poeta Sérgio Vaz (@poetasv) para capa da revista Morel (@morel.revista) com excelente entrevista ao Ronaldo Bressane (@ronaldobressane). O trecho sobre o que é sorte ficou ecoando aqui: Sorte para mim é você estar num lugar e se sentir bem. Não só no seu trabalho, pode ser na companhia de uma pessoa... Você encontrar algo que te faça bem. Para mim é uma sorte, porque a humanidade é muito desumana e desde quando me conheço por gente eu tô lutando. Os meus momentos de felicidade são lutando... Porque isso é minha vida. E às vezes você lê um livro e fala: “Meu, que sorte, mano. Passei aqui algumas horas lendo isso aqui!”. Sabe, quando eu terminei de ler Um Defeito de Cor, por exemplo, falei: “Que sorte”. Às vezes você pode gastar uma grana nas férias e estar num lugar fake para caralho e se sentir vazio. E às vezes tá no boteco ali tomando uma cerveja, trocando uma ideia, um amigo vem tocar um violão. Penso: parece que caí com as pessoas certas, as músicas certas, parece que tá todo mundo feliz... e eu penso: Que sorte, mano! Porque a gente não vai levar nada pra lugar nenhum, né?”
#sergiovaz
#revistamorel
Retrato do Eduardo Giannetti para seu novo livro "Imortalidades" pela @companhiadasletras.
Autorretrato com Jean-Claude.
Jean-Claude Bernardet era o sonho de qualquer fotógrafo. Qualquer coisa que fazia ficava incrível. Parecia um bailarino, um coreógrafo. Encarava a câmera como ninguém, mesmo com a perda da visão. Fotografei ele duas vezes, em 2021 e na semana passada. Fiquei muito feliz de ver ele desta vez. Diferentemente de 2021, estava muito bem, forte, corado, sentava e levantava com facilidade. Me deixou feliz demais ver ele tão bem. E fizemos muitas fotos. Brincou comigo que eu iria precisar de uma pinacoteca para guardar tudo, e eu não entendi bem na hora. Mas ele nunca pedia para parar. E era difícil parar, porque tudo ficava bom. Por isso fiquei chocado e muito triste com a notícia hoje de manhã de seu falecimento. Não combinava com o Jean-Claude do começo da semana. Dizem que o fotógrafo é o especialista em breves encontros, e talvez por ser breve há um poder de inspirar de maneira única, como se você tivesse um pequeno vislumbre de uma vida tão rica e significativa como foi a de Bernardet. Teve uma postura única diante da doença, da morte, tão bem escrita nos seus livros. Estava com projetos de vários livros, disse que teria outro para ano que vem e que nos veríamos em breve de novo. Fui embora dizendo “Nos vemos em novembro”. Acho que ninguém me emocionava tanto diante da câmera.
Retrato da Júlia de Carvalho Hansen (@julia.c.hansen) para coluna “Folha de rosto” na revista @quatrocincoum de julho. Poeta, editora e astróloga, autora de 'Seiva veneno ou fruto' (2016) e 'Romã' (2019), publicados pela Chão de Feira (@edicoeschaodafeira), acaba de lançar 'Ano passado', pela editora Nós (@editoranosbr).
#juliadecarvalhohansen
#folhaderosto
#quatrocincoum
Novas fotos para Micheliny Verunschk (@oncaverunschk) para seu novo livro “Depois do Trovão” (@companhiadasletras). O lançamento em São Paulo é neste sábado (28) às 17h na Livraria Simples (@livraria_simples).
#michelinyverunschk
#depoisdotrovão
#literaturabrasileira
Mais Giovana Madalosso (@gmadalosso) para seu novo livro “Batida só”.
#BatidaSó
#GiovanaMadalosso
#TodaviaLivros
A poeta e astróloga Júlia de Carvalho Hansen (@julia.c.hansen) para seu novo livro “Ano passado” pela Editora Nós (@editoranosbr). O lançamento em São Paulo é hoje às 19h na Megafauna do Copan.
Fotos do Luca Guadagnini (@lucaguadagnini) para seu livro "O mundo que habita em mim" pela @editoraseguinteoficial.
Retrato da minha querida amiga @_maria_manoella aniversariante do dia 🖤
O genial Rafael Sica (@sica_rafael) para coluna “Folha de Rosto” na Quatro Cinco Um (@quatrocincoum) de junho, edição especial d'A Feira do Livro (@afeiradolivro). Cartunista gaúcho, é autor de Ordinário (@quadrinhosnacia) e Triste (@lote42), entre outros. Em março, lançou “Estive em Horroroso e lembrei de você” (@quadrinhosnacia).
#rafaelsica
#folhaderosto
#quatrocincoum
Retrato da Giovana Madalosso (@gmadalosso) na @folhailustrada de hoje.
Novas fotos para querida Giovana Madalosso (@gmadalosso) para seu novo livro “Batida Só” pela @todavialivros. O lançamento em São Paulo é no dia 05/06 na Megafauna do Copan.
#giovanamadalosso
#batidaso
Sebastião Salgado pessoalmente contrastava com a dimensão do tamanho do nome dele na fotografia mundial. Figura simples, nada imponente, tanto que quando ele apareceu na minha frente de forma inesperada eu reagi com um “Oi, Tião”. Até então nunca tinha pensado nele como Tião. Como se fosse um tio meu do interior. Eu estava fotografando a exposição da Claudia Andujar no IMS, com o museu fechado, e ele apareceu pra ver a exposição. Entrou na sala e ao ver que eu estava no fundo com o tripé veio me cumprimentar antes de começar a ver as obras. Comentou que era difícil fotografar exposição e que tinha a mesma câmera que eu. Foi muito impactante e eu chamei ele de Tião. Depois isso me mostrou a capacidade dele de se conectar com as pessoas, de deixar elas à vontade. Fiquei muito tentado a fazer um retrato rápido dele mas me contive para não ser desagradável depois de tamanha gentileza. Outra vez estive nos bastidores de uma entrevista que ele daria ao Drauzio. Tentei novamente fazer um retrato, cheguei a montar os equipamentos mas era tarde da noite e ele comentou que estava cansado, que seria melhor fazermos outro dia. Da platéia tentei fazer alguma foto boa mas todas ficaram ruins, mas uma ruim eu acabei gostando porque me lembrou da sua incrível capacidade de falar sobre a fotografia. Acho que nunca vi alguém conseguir falar tão bem sobre fotografia como ele. Não esqueço dele contando uma história simples, de quando ainda era economista do Banco Mundial, ao pegar uma câmera e tirar uma foto de sua mulher na janela e que naquele momento soube que sua vida seria transformada para sempre. Largou emprego, bom salário e foi morar em um quarto minúsculo em Paris. Tinha um engajamento único, vivendo durante meses em meio àquilo que fotografava. Difícil imaginar um fotógrafo tão grande quanto ele foi. Tudo muito monumental. O fotógrafo de toda a humanidade. E pessoalmente aquela simplicidade. O mundo da fotografia agradece, Tião.
Retrato do Paulo Henriques Britto, o novo imortal da Academia Brasileira de Letras.
Fotos do Paulo Scott (@pauloscottreal) para seu novo livro “Sanduíche de Anzóis” (@editora_alfaguara) que reúne sua produção poética dos últimos 25 anos. O lançamento em São Paulo é sábado às 18h na @rialivraria_ e no Rio segunda às 19h na @livrariadatravessa de Ipanema.
#pauloscott
#sanduíchedeanzóis
#poesiabrasileira
Retrato do Luiz Schwarcz para coluna “Folha de rosto” na @quatrocincoum de maio. Fundador da Companhia das Letras, lança agora seu novo livro “O primeiro leitor: ensaio de memória”.
#luizschwarcz
#oprimeiroleitor
#quatrocincoum
#folhaderosto
Fotos da Julia Codo (@julia.codo) para seu novo livro “Caderno de ossos” pela @companhiadasletras.